Responsive Ad Slot

Destaques

latest

Padre catarinense é suspenso pela Igreja nos EUA

terça-feira, 28 de julho de 2009

/ by Admin
O catarinense Pedro Damázio teria apresentado “conduta sexual inadequada com adultos” nos EUA
Na mesma arquidiocese americana que esteve no centro de um escândalo de abuso sexual de crianças por padres, em 2002, a polêmica da vez agora tem um brasileiro como protagonista. O padre catarinense Pedro Damázio, 52 anos, que há mais de uma década atua na Arquidiocese de Boston, foi suspenso das atividades por ter supostamente apresentado “conduta sexual inadequada com adultos”.

Em um comunicado divulgado à imprensa em seu site, a entidade afirma que está colaborando integralmente com a investigação do caso e que já notificou a Diocese de Tubarão (SC), a base original de Damázio. “A decisão de suspender as atividades do padre representa o compromisso da arquidiocese com a segurança de todas as partes envolvidas, e não representa uma definição da culpa ou da inocência do padre no que se refere a essas acusações”, diz o texto.

Atualmente, Damázio era vigário da paróquia de Santo Antônio de Pádua, na cidade de Cambridge, que também faz parte da congregação. Ele atendia, especialmente, a comunidade brasileira da região. A arquidiocese não repassou detalhes sobre o que denominou como “conduta sexual inadequada”, e a porta-voz Kelly Lynch declarou ao jornal The Boston Globe que o caso se tornou público há pouco tempo. Os fiéis reagiram com surpresa, pesar e descrença ao saber da suspensão do padre.

– Eu sei que ele era respeitado na comunidade – disse Heloisa M. Galvão, presidente do Grupo de Mulheres Brasileiras de Allston, que conhece Damázio há 10 anos.

– Estou 100% ao lado dele – ressaltou Joanna Maciel, que garante não acreditar na culpa do padre.

Desde o início do mês, Damázio está em Orleans, no Sul de Santa Catarina, visitando a família, e não foi encontrado para comentar a decisão. Ele viajou dos Estados Unidos para o Brasil com a finalidade de prestigiar as comemorações dos 100 anos de fundação da paróquia local. Poucas pessoas próximas dele, no entanto, sabiam do afastamento anunciado em Boston.

Na paróquia de Orleans os funcionários evitaram comentar o caso. Nascido em Tubarão, Pedro Damázio estudou Filosofia na mesma cidade e Teologia em Florianópolis. Ele foi ordenado padre em 1983 em Orleans e depois atuou em várias paróquias de Criciúma. Em 1997, se transferiu para os EUA onde foi padre na comunidade de Lowell por 10 anos e depois chegou a comunidade de Cambridge.

/zero hora por Marcelo becker / tubarão

Nenhum comentário

Postar um comentário

Destaque
© all rights reserved
Copyright 2020 GospelTop.com.br