
Marcelo Safatle, diretor da Hostlocation, começou a perceber a mudança em julho, quando notou aumento da procura de serviços de streaming por igrejas evangélicas que passaram a transmitir o culto em tempo real pela internet.
“Há cerca de 40 dias, detectamos que quase toda a nossa venda de streaming está sendo feita para igrejas que anteciparam projetos de transmissão de cultos pela web, para evitar aglomerações”, afirma Safatle. Segundo o executivo, quando os cultos são transmitidos, a audiência média é de 2 mil fiéis simultâneos, sendo 1 milhão de acessos aos vídeos evangélicos por mês.
Por outro lado, curiosamente, os horários de pico não sofreram grandes mudanças. “Acreditamos que isso aconteça porque a população economicamente ativa não alterou seus horários de trabalho. Entretanto, na medida do possível, as pessoas têm saído menos de casa”, observa Guilherme Alberto, diretor da Maxihost , que percebeu forte mudança em seus sistemas de lojas virtuais, cuja audiência praticamente dobrou no mesmo período.
Na avaliação dos executivos a tendência é que esses números não recuem mesmo após essa fase de mudanças por conta da nova gripe. A partir de então, ele deverá continuar a ser impulsionado pelo avanço da banda larga entre as classes mais baixas, especialmente na classe C, que segundo levantamentos recentes do IBOPE Nielsen Online já tem cerca de 40% dos de seus indivíduos com acesso à internet.
PC Magazine Brasil
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