A IPB chegou ao país há 150 anos quando o primeiro missionário presbiteriano, o reverendo Ashbel Green Simonton aportou no Rio de Janeiro. Ele fazia parte de um grupo designado pela Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos - chamado Junta de Missões Estrangeiras -, que em “esforço missionário protestante ao redor do mundo” enviou seus primeiros missionários à Índia, Tailândia, China, Colômbia, Japão e Brasil.
De acordo com a história registrada no endereço eletrônico da IPB (www.ipb.org.br) outros protestantes tentaram implantar a igreja em solo brasileiro muitos anos antes, mas fracassaram porque a coroa portuguesa não aprovava a presença de outras religiões na colônia que era oficialmente católica. Mas o tempo passou e em 1859 o território brasileiro já desfrutava de certa liberdade religiosa e os protestantes foram aceitos com mais facilidade.
Em Sorocaba

Conforme ele contou, por iniciativa de José Antônio de Souza Bertholdo, as atividades da igreja em Sorocaba começaram no dia 1º de setembro com o batismo de cinco pessoas sob as bençãos do reverendo A.L. Blackford. Foi a 4ª igreja do Estado e a 6ª do País e os cultos eram realizados na residência de Bertholdo, até a construção de um templo na rua Nogueira Martins inaugurado em 1882. A igreja passou a ser parte atuante na sociedade sorocabana e dela surgiram outras agremiações religiosas não apenas em Sorocaba mas em toda a região. A IPS também é responsável pela criação do Hospital Evangélico - um dos principais da cidade até os dias de hoje - e do Grupo de Escoteiros Baltazar Fernandes que em outubro próximo completa 44 anos de existência.
Programação de aniversário
Para comemorar o aniversário de 140 anos da IPS, o reverendo Ivanilson esteve na Fundação Ubaldino do Amaral, acompanhado do diretor-administrativo do Hospital Evangélico de Sorocaba, Archimedes Alvarenga da Silva, e do assistente de diretoria Jorge H. Alvarenga, também diretor do Grupo de Escoteiros “Baltazar Fernandes”, para divulgar a programação especial da igreja.
No dia 06 de setembro, pela manhã (às 9h), o reverendo Renato de Oliveira Camargo Júnior será o pastor do culto e à noite o próprio reverendio Ivanilson Bezerra da Silva (Pastor da Igreja Presbiteriana de Sorocaba). Dia 13, às 9h o culto será ministrado pelo reverendo Matheus Benevenuto Júnior (Presidente da Associação Evangélica Beneficente de Sorocaba) e à noite pelo reverendo José Robson da Silva (pastor da Igreja Presbiteriana do Jardim São Paulo). Já no dia 20, às 9h, o presbítero Gilson Alberto Novaes (diretor administrativo do Mackenzie) estará à frente do culto enquanto que o reverendo Jonatas Alves de Oliveira (pastor da Igreja Presbiteriana de Campinas) será o ministro do culto da noite. Finalmente no dia 27 será a vez do reverendo Cláudio Roberto Martins (pastor da Igreja Presbiteriana do Jardim Magnólias) e do reverendo Juarez Marcondes (da Igreja Presbiteriana de Curitiba) presidirem o pulpito nos cultos da manhã (às 9h) e da noite (às 19h).
Publicado em 9 de agosto de 2009
Notícia publicada na edição de 08/08/2009 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 7 do caderno A
Escrito por: Edileine Guimarães
Nenhum comentário
Postar um comentário