Responsive Ad Slot

Destaques

latest

Escândalo sexual do irmão do papa sacode igreja

segunda-feira, 8 de março de 2010

/ by Admin
 Publicado em 08 de março 2010
CIDADE DO VATICANO - A Igreja Católica enfrenta hoje vários escândalos de abusos sexuais - principalmente em um coro dirigido pelo irmão do Papa Bento XVI - que engrossam uma longa lista de casos de pederastia clerical em diversos países, dos Estados Unidos à Irlanda.
O escândalo da Alemanha eclodiu no final de janeiro no prestigioso colégio jesuíta Canisius de Berlim. Seu reitor admitiu que muitos alunos haviam sido vítimas de abusos sexuais nos anos 1970 e 1980 nos quais dois ex-professores jesuítas estiveram envolvidos.

Mas o escândalo se estendeu para outros estabelecimentos escolares, como o de Ettal, na Baviera, e já provocou várias demissões eclesiásticas.

Na sexta-feira (5), atingiu ao coro dos meninos cantores de Regensburg, também na Baviera, dirigido de 1964 a 1993 pelo bispo Georg Ratzinger, irmão de Bento XVI.

O bispado de Regensburg reconheceu um caso de abusos sexuais que se remonta ao começo da década de 1950, mas indicou que dispõe “de informações sobre vários casos de supostos abusos entre 1958 e 1973”. Monsenhor Ratzinger declarou a uma rádio local que não sabe de nada.

O Vaticano “leva muito a sério qualquer assunto de escândalo sexual de pederastia na Alemanha”, assegurou o padre Ciro Benedettini, vice-diretor da sala de imprensa do Vaticano. Ele se negou a comentar o caso de Regensburg.

A conferência episcopal alemã encarregou o bispo de Tréveris, monsenhor Stephan Ackermann, de esclarecer esse escândalo.

O presidente da Conferência Episcopal, monsenhor Robert Zollitsch, se reunirá no dia 12 no Vaticano com o Papa, que, desde o começo de seu pontificado, condenou duramente esses comportamentos que geram “vergonha” e assegurou que os culpados “não têm lugar na Igreja”.

Até o final do século XX, a Igreja Católica, tentando preservar a sua imagem, optava por manter os casos em segredo e mudava os culpados de posto.

Os casos de pederastia desgastam a instituição, muito presente entre os mais jovens por meio da catequese e dos estabelecimentos de ensino. Além disso, custam muito dinheiro, devido ao pagamento de indenizações às vítimas.

Na região de Dublin, vários sacerdotes abusaram sexualmente de centenas de crianças durante décadas sem que seus superiores os denunciassem. Outro escândalo veio à tona na segunda-feira passada na Holanda, onde a Ordem dos Salesianos de Dom Bosco anunciou a abertura de uma investigação sobre abusos sexuais cometidos por religiosos contra alunos de um colégio interno de Arnhem nos anos 1960.
Fonte: Hoje em dia

Nenhum comentário

Postar um comentário

Destaque
© all rights reserved
Copyright 2020 GospelTop.com.br