Responsive Ad Slot

Destaques

latest

Culto da Igreja Universal em Botafogo reúne 1 milhão de pessoas e para o trânsito no Rio

quinta-feira, 22 de abril de 2010

/ by Admin
 Publicado em 22 de abril 2010
Terminou às 19h desta quarta-feira o culto da Igreja Universal na Enseada de Botafogo, porém o trânsito permaneceu caótico em toda a Zona Sul, com reflexos no Centro, até por volta das 22h30m. Em nota divulgada no fim da tarde, a Prefeitura do Rio pediu desculpas à cidade e prometeu não voltar a autorizar eventos deste tipo. Segundo informou o o comandante do 2º BPM, tenente-coronel Antônio Carbalo Blanco, o culto reuniu um milhão de pessoas, embora a previsão inicial fosse de apenas cem mil.

"Não dimensionamos corretamente o evento, por termos sido informados pelos organizadores que a quantidade de ônibus para levar os assistentes ao show seria menor", diz a nota da prefeitura.

Estação do metrô de Botafogo foi fechada para evitar superlotação

O trânsito no Túnel Santa Bárbara, que chegou a ser fechado no sentido Laranjerias por volta das 19h, já está normalizado. O objetivo da interdição era impedir engarrafamentos e conter a emissão de gases além do tolerável dentro da passagem. Permaneceu lento o fluxo de veículos no Túnel Rebouças desde o Elevado Paulo de Frontin até a Lagoa. Em Botafogo, a Rua Voluntários da Pátria também seguiu com fluxo lento. A estação do metrô foi fechada por volta das 19h para evitar superlotação, mas já foi reaberta. Em Copacabana, o trânsito também ficou parado tanto na orla como na Avenida Nossa Senhora. As avenidas Borges de Medeiros, na Lagoa, também ficaram congestionadas tanto para quem seguia em direção ao Túnel Zuzu Angel como para quem ia ao Centro da cidade.

O evento começou às 15h, mas desde cedo o trânsito deu um nó. O movimento de chegada de fiéis congestionou as principais vias de acesso à Zona Sul, como Praia do Flamengo e túneis Rebouças e Santa Bárbara. Os ônibus que traziam os fiéis estacionaram nas ruas que davam acesso ao evento. A Praia de Botafogo parou, causando reflexos no Centro da cidade. Ônibus lotaram a Avenida Antônio Carlos.

Motoristas perderam muito tempo no acessos aos túneis Rebouças e Santa Bárbara, no Centro. Passageiros de ônibus que seguiam pelo Santa Bárbara desceram dos veículos e atravessaram o túnel a pé. O metrô era a melhor opção para quem desejava chegar à Zona Sul.

Em Botafogo, o trânsito ficou bastante lento nas ruas Pinheiro Machado, Muniz Barreto, Voluntários da Pátria e Humaitá. A Avenida Presidente Vargas, pista lateral sentido Candelária na Cidade Nova, e Avenida Rio Branco também apresentaram congestionamento.

Muitos ônibus foram fretados para levar os fiéis ao evento. De acordo com a Cet-Rio, eram esperados 1.500 coletivos. Um deles enguiçou no Elevado da Perimetral, o que prejudicou ainda mais o fluxo de veículos na via. Muitos motoristas abandonaram os carros porque o trânsito simplesmente não andava.

Embora o evento estivesse programado há dias, não houve guardas municipais nos cruzamentos ou qualquer esquema para evitar os engarrafamentos. A autoestrada Lagoa-Barra, que também apresentou trânsito intenso, foi uma das poucas vias em que era possível ver agentes de trânsito. A Avenida Epitácio Pessoa também foi afetada.

O Dia da Decisão (DIA D) é organizado pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em 26 estados e Brasília. O engarrafamento com os ônibus dos fiéis começou por volta das 11h, quando moristas já enfrentavam retenção nas praias do Flamengo e Botafogo. No início da semana, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) fez um apelo para que os motoristas evitem trafegar pelos arredores da Enseada de Botafogo que está interditada desde o meio-dia. O Aterro do Flamengo também foi fechado no feriado para área de lazer.

O evento está previsto para acabar às 21h, quando o Aterro e a enseada de Botafogo deverão ser liberados ao trânsito. A abertura, porém, pode ser adiada, se os coletivos ainda não tiverem deixado o local.
Fonte: EXTRA

Nenhum comentário

Postar um comentário

Destaque
© all rights reserved
Copyright 2020 GospelTop.com.br