Responsive Ad Slot

Destaques

latest

Presidente francês apoia proibição de véu

quarta-feira, 21 de abril de 2010

/ by Admin
 Publicado em 21 de abril 2010
Nicolas Sarkozy, o presidente francês se pronunciou a favor de uma proibição total para o uso de véu cobrindo o rosto adiantou que o governo elabora uma lei para proibir a peça de vestuário em espaços públicos.

Segundo um porta-voz do governo, Sarkozy disse em uma reunião de gabinete na quarta-feira que o véu "fere a dignidade das mulheres coisa que não é aceitável na sociedade francesa".

Luc Chatel acrescentou que o projeto de lei que proíbe o véu, também conhecido como niqab, será apresentado aos ministros em maio. A nova lei proibirá o uso em todos os espaços públicos.

"Nós estamos pensando no futuro. Vestir um véu e cobrir completamente o rosto é um sinal de uma comunidade que se fecha em si mesmo e isso é uma rejeição dos nossos valores", disse ele.

" Hostilidade crescente"

A proposta tem atraído tanto a crítica feroz quanto a aprovação e louvor em um país que concentra a maior comunidade muçulmana nos 27 países membros da União Européia.

Quase 10 por cento da população da França 62 milhões são muçulmanos.

As pesquisas têm mostrado que a maioria dos eleitores franceses são a favor de uma proibição, mas os juristas têm alertado que poderia violar a Constituição.

Muitas feministas da França têm falado em apoio à proibição dizendo que a lei poderia ajudar as mulheres jovens que moram nos subúrbios pobres e multi-étnicos, que não querem usar o véu, mas foram forçados a fazê-lo por seus parceiros ou familiares.

Outros, porém, dizem que a proibição de ver faz parte de uma crescente hostilidade contra o Islã e seus símbolos, e afirmam que muitas mulheres muçulmanas querem realmente encobrir seu rosto por se tratar de uma tradição.
Fonte: Guia global

Nenhum comentário

Postar um comentário

Destaque
© all rights reserved
Copyright 2020 GospelTop.com.br