Responsive Ad Slot

Destaques

latest

Manaus pode ser cidade mundial de marca amazônica

quinta-feira, 27 de maio de 2010

/ by Admin
Começou ontem (26), em Brasília-DF, a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI). Durante a 1ª sessão plenária “Biodiversidade e os novos padrões de desenvolvimento via inovação”, a pesquisadora e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a geógrafa Bertha Becker, afirmou que a capital do Amazonas pode ser uma cidade mundial de marca amazônica.

Becker é contrária à implantação do mercado de carbono e ao financiamento do não-desmatamento. A pesquisadora defendeu o macrozoneamento ecológico-econômico da Amazônia Legal como uma alternativa para a sustentabilidade da região. Segundo a geógrafa, há urgência em conter o desflorestamento, mas há diversos caminhos para alcançá-lo.

Bertha Becker propôs, durante a conferência, que a capital amazonense seja a base para prestação de serviços ambientais, inclusive com uma bolsa de valores. “Isso é possível graças a sua posição ímpar frente à floresta amazônica sul-americana”, frisou.
A pesquisadora foi mais além e destacou que é preciso haver uma revolução científico-tecnológica na Amazônia, com foco no desenvolvimento de cadeias produtivas baseadas na biodiversidade, envolvendo as comunidades do âmago da floresta até os centros de pesquisa e as indústrias localizadas nas cidades.

“É nesse contexto que Manaus seria uma base para múltiplos serviços ambientais, tais como água, energia renovável, energia solar, entre outras alternativas, tudo com foco na mudança e na inovação”, explicou em sua proposta.

Segundo a geógrafa, o empresariado brasileiro ainda não se deu conta das amplas possibilidades oferecidas pelos negócios sustentáveis que precisam ser dinamizados. A proposta é um novo modo de produzir baseado no conhecimento, capaz de reproduzir ao máximo a sinergia da natureza e não de destruí-la.

A sessão foi coordenada por Luiz Gonzaga Belluzzo, da Universidade de Campinas/Unicamp, que mediou as apresentações feitas por pesquisadores e representantes de instituições, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)./ Portal da Amazônia

Nenhum comentário

Postar um comentário

Destaque
© all rights reserved
Copyright 2020 GospelTop.com.br