Responsive Ad Slot

Destaques

latest

Polícia Civil investiga se menino é gerente de tráfico

sábado, 22 de maio de 2010

/ by Admin
Após a prisão de um jovem de 21 anos e um adolescente de 17 anos na última quarta-feira, a Polícia Civil de São Manuel (69 quilômetros de Bauru) instaurou inquérito para apurar o tráfico de drogas na região do lanchódromo, na Cohab I. A delegada Michela Aparecida Silva Castaldi disse ontem que o envolvimento de outras pessoas na venda de drogas, incluindo o de um menino de cerca de dez anos, só poderá ser comprovado após as investigações.

A Operação Fraldário, que resultou na prisão dos dois homens, foi feita pela Polícia Militar após denúncia de tráfico de drogas na rua Francisco Tedesco. O chefe do ponto seria um adolescente. Imagens enviadas à polícia flagraram vários menores vendendo e consumindo drogas na região. No início da noite de quarta-feira, a PM foi até o local e deteve o adolescente de 17 anos e D.M.P., de 21 anos, além de dinheiro e porções de crack. Segundo denúncias, o gerente do tráfico na região seria um menino de dez anos, que não foi localizado.

De acordo com a delegada, o inquérito tem prazo de 30 dias para ser concluído. “Em relação ao menor, ainda não temos nada formal da Polícia Militar. O que eu tenho, por enquanto, é a imagem daqueles que foram presos”, afirma. “Como foi divulgado em relação a este menor que ele estaria participando dessa operação, nós vamos juntar esses fatos relatados pela imprensa no inquérito para saber se tem alguma relação”.

Castaldi explica que a Polícia Civil não tomou conhecimento de que a PM estaria realizando uma operação no bairro Cohab I. Segundo ela, mesmo que a participação do menino de 10 anos no tráfico seja comprovada, por ter menos de 12 anos, a lei não permite que ele seja encaminhado para internação. “O que se faz, nesses casos, é encaminhá-lo para o Conselho Tutelar e o Conselho Tutelar relata tudo para o Juizado da Infância e da Juventude. Aí o procedimento será diferenciado”, revela.
A Polícia Civil aguarda, agora, a realização de perícia, por parte do Instituto de Criminalística, nas gravações entregues pela PM sobre a venda de drogas nas proximidades do lanchódromo para que eventuais compradores e traficantes possam ser identificados e punidos. Enquanto isso, a delegada conta que os dois homens presos em flagrante na quarta-feira permanecerão detidos na Cadeia Pública da cidade. O adolescente, de acordo com ela, está em uma cela separada aguardando vaga para internação na Fundação Casa.

O conselheiro tutelar Antônio Carlos Antunes Junior explica que intervenção do órgão no sentido de eventual assistência ao menino de dez anos identificado nas imagens e à sua família depende, primeiro, de uma ação da Justiça ou da polícia. “Nós não sabemos que criança é essa”, diz. “Se tiver alguma manifestação do Judiciário ou da polícia para o fim de ajudar, a gente estará à disposição, com certeza”. Além do trabalho de orientação, segundo ele, a criança poderá ser encaminhada a projetos sociais e acompanhamento psicológico.

O promotor da Infância e da Juventude de São Manuel, Alex Ravanini Gomes, disse por meio de sua assessoria que vai aguardar a conclusão das investigações para avaliar as medidas que serão adotadas. /Jornal da cidade de Baurú

Nenhum comentário

Postar um comentário

Destaque
© all rights reserved
Copyright 2020 GospelTop.com.br