Responsive Ad Slot

Destaques

latest

Portugal tem cada vez menos casamentos e baptizados pela Igreja Católica

terça-feira, 11 de maio de 2010

/ by Admin
O último inquérito social europeu indica que Portugal continua a ser dos países mais religiosas da Europa, mas o número de casamentos e baptizados pela Igreja Católica não parou de cair na última década. Desde 2000, o número de casamentos desceu para menos de metade e são baptizadas menos 25 mil crianças por ano.

Há cada vez menos baptizados e casamentos pela Igreja Católica em Portugal. Desde 2000, o número de casamentos desceu para menos de metade e, por ano, há menos 25 mil crianças baptizadas.

Na última vez que um Papa veio a Portugal - há dez anos - realizavam-se 41 mil casamentos na Igreja Católica.
O número não parou de descer e, em 2008, realizaram-se apenas 19 mil casamentos com um padre presente. Ou seja, menos de metade.

A tendência de descida tem sido constante e a maioria dos casamentos - 55 por cento - já não são celebrados numa igreja. Em 2000, segundo o Instituto Nacional de Estatística, essa percentagem ficava pelos 35,2 por cento.

Lisboa (30,8%), Algarve (23,4) e Açores (23%) são as regiões com menos uniões católicas. A região Norte é já a única do país onde a maioria ainda se casa pela igreja (54,7%). Se olharmos para os números de baptizados, a queda também foi grande. Os últimos dados da Igreja Católica são de 2008 e foram fornecidos à TSF pela Conferência Episcopal Portuguesa, revelando uma queda significativa.
No último ano em que João Paulo II veio a Portugal, em 2000, foram baptizadas 92 mil crianças com menos de 7 anos. Oito anos depois, em 2008, foram menos 25 mil as crianças a receber o primeiro sacramento da iniciação cristã. Uma queda de 27 por cento. /de tsf.sapo

Nenhum comentário

Postar um comentário

Destaque
© all rights reserved
Copyright 2020 GospelTop.com.br