Responsive Ad Slot

Destaques

latest

Operários de fábrica do iPhone na China terão 30% de aumento

quarta-feira, 2 de junho de 2010

/ by Admin
Os operários da linha de produção da Foxxconn, em seu complexo industrial no sul da China, terão seus salários reajustados em 30%. A Apple, uma das maiores clientes da empresa, recentemente classificou como perturbadores os suicídios no complexo, mas disse que os operários "não são explorados".

A sucessão de mortes no complexo atraiu atenção para as condições de trabalho em uma região que vem passando por crescente inquietação trabalhista. Em seus primeiros comentários públicos sobre o problema, Steve Jobs, presidente-executivo da Apple, expressou preocupação.

"É uma situação difícil," disse Jobs na terça-feira (1º), durante a conferência All Things Digital, na Califórnia. "Estamos tentando compreender a situação no momento, antes de sairmos dizendo que conhecemos a solução."
A Hon Hai, fabricante terceirizada de eletrônicos em Taiwan e controladora da Foxconn, declarou nesta quarta-feira (2) que os salários aumentariam em 30% imediatamente, o que supera o aumento de 20% que a empresa havia mencionado no final do mês passado.

A companhia disse que o aumento maior que o previsto reflete a alta dos preços na China e que espera, com isso, conquistar o respeito dos operários e gerar ganhos de eficiência.

O aumento foi anunciado no mesmo dia em que a japonesa Honda Motor ofereceu um reajuste salarial de 24% para encerrar uma greve violenta em uma fábrica de autopeças instalada em uma região conhecida como "oficina do mundo".

"[A Foxconn] precisa agir assim como uma medida mais agressiva para impedir que a reputação da empresa seja mais prejudicada. Mas é improvável que tudo se acalme devido ao aumento," disse Sean Chen, que responde pela administração de um fundo de investimento de 16 bilhões de dólares taiuaneses (US$ 500 milhões) na Cathay Securities Investment Trust, em Taipei.

"A decisão certamente aumentará a pressão sobre outras indústrias instaladas no sul da China. Mas é bom ter em mente que a política da China vem sendo a de promover uma melhora nos salários dos operários do país. A única diferença é que o incidente na Foxconn pode ter acelerado o processo", acrescentou./G1

Nenhum comentário

Postar um comentário

Destaque
© all rights reserved
Copyright 2020 GospelTop.com.br