Responsive Ad Slot

Destaques

latest

Participar de festas Juninas é contra princípios bíblicos?

quinta-feira, 24 de junho de 2010

/ by Admin
Primeiro nós precisamos conhecer qual o sentido da festa Junina.

A festança dos santos de junho
Chega o mês de junho. É hora de iniciar os preparativos para as festas juninas. As festanças, geralmente, começam no dia 12 - véspera de Santo Antônio - e se estendem até o dia 29 - dia de São Pedro. O auge das festas, no entanto, ocorre na transição do dia 23 para 24, data em que é memorado o santo fogueiro, São João Batista. A origem dessas festividades, no entanto, remete à Europa da Antiguidade. Por lá, festejos pagãos aconteciam para comemorar o início do preparo da terra para o plantio no mês de junho.

Sincretismo religioso - Quando o cristianismo tornou-se a religião oficial do Ocidente, no século IV, as principais celebrações pagãs foram sendo incorporadas ao calendário das festas católicas. Foi assim com o Natal, com o Dia de Todos os Santos e também com as festas juninas. Já no século VI, a Igreja Católica reservou o dia 24 de junho para comemorar o nascimento de São João Batista, que, segundo a Bíblia, batizou Jesus Cristo. Aos poucos, os cristãos foram criando novos mitos para explicar as práticas anteriores (pagãs). Estavam fazendo o que hoje chamamos de sincretismo religioso. Por exemplo: para justificar o uso do fogo na festa cristã, conta-se que Santa Isabel teria acendido uma fogueira para avisar Maria – sua prima – do nascimento de seu filho João Batista. As comemorações foram ampliadas no século XIII, incluindo o dia da morte de Santo Antônio de Pádua, 13 de junho, e o da morte de São Pedro, 29 de junho.

Você sabia?
Antes de o cristianismo dominar a Europa, as festas juninas comemoravam a deusa Juno, mulher de Júpiter, que fazia parte do panteão do Império Romano. Para diferenciar as festas de Juno da festa de João, a Igreja Católica passou a chamá-las 'joaninas'. Com o tempo, as festas joaninas, realizadas em junho, acabaram sendo mais conhecidas como 'juninas'.

Fogueiras
Além de ser um elemento de reunião das comunidades e famílias, a fogueira tem outros significados milenares: proteção contra maus espíritos, purificação, agradecimento e homenagem a deuses.

Fogos de artifício
Segundo a tradição popular, o barulho dos fogos de artifício espanta maus espíritos e acorda São João para a festa.

Balões
Simbolizam a oferenda aos céus para a realização de pedidos ou agradecimento de desejos satisfeitos.

Lavagem do santo
A tradicional lavagem de São João, no dia 24 de junho, é um batismo simbólico. Segundo a crença popular, no momento da lavagem, a água do rio passa a ter poderes de cura. É por isso que os participantes molham os pés, o rosto e outras partes do corpo e guardam um pouco de sua água.

Levantamento do mastro
O mastro de São João é fincado no solo e ao seu redor são lançados pedaços de unha, fios de cabelo e sementes, simbolizando o desejo de fertilidade. Apesar de ser "de São João", os três santos homenageados estão representados em sua ponta.

Casamento caipira
Uma das mais divertidas tradições das festas juninas é, sem dúvida, o casamento caipira – também chamado de "casório matuto". A representação, em tom de brincadeira, é cheia de malícia e conotações sexuais. A história sofre pequenas variações, mas o enredo é sempre o mesmo: a noiva fica grávida antes do casamento e os pais obrigam o noivo a se casar com ela. Desesperado, o noivo tenta fugir, mas é impedido pelo delegado e seus soldados, que arrastam o "condenado" ao altar e vigiam a cerimônia. Depois que o casamento é realizado, inicia-se a quadrilha. Os diálogos


Erramos por não vigiarmos em procurar saber a origem e significados de muitas coisas que participamos com aparência de ser algo inocente. Jesus disse aos seus discípulos: Vigia e orai, para que não entreis em tentação: na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Mateus 26.41. Temos que orar, mas não podemos deixar de vigiar. Deus fez um alerta através do profeta Oséias.

O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não seja sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. Oséias 4.6. Aqui existem dois alertas importantes. Primeiro para as ovelhas (seu povo). Segundo a liderança do seu povo (sacerdotes), Se o povo de Deus não tem o conhecimento que precisa para não sofrer a pena, será destruído, mas também se o sacerdote não dá o conhecimento ao povo de Deus que ele precisa o sacerdote também sofrera a pena.

Efésios 4.17; Portanto digo isto, e testifico no Senhor, para que não mais andeis como andam os gentios, na verdade da sua mente,
18 entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;
19 os quais, tendo-se tornado insensíveis, entregaram-se à lascívia para cometerem com avidez toda sorte de impureza.
20 Mas vós não aprendestes assim a Cristo.

A nossa falta de instrução e de saber que os nossos pequeninos têm sido afetados porque não temos o conhecimento. Mas isso pode mudar quando conhecemos a verdade. Hoje nesta leitura desta apostila você está conhecendo essa verdade que talvez não conhecesse.

Uma pergunta feitas pelos pais que tem filhos nas escolas, e informações equivocadas circula em algumas escolas, que os nossos filhos são obrigados a participar destas festas, com ameaças de perda de pontos. Conheça aqui mais uma vez o seu direito a liberdade religiosa.

Meu filho é obrigado a participar da festa junina porque vale nota no boletim, o que eu devo fazer? - A professora disse que ele vai ficar com nota baixa por não participar da dança da festa Junina. O que devo fazer?

Este tem sido um problema para muitos pais evangélicos: as crianças são obrigadas a participar de festas que não condiz com sua fé e prática devida ameaça de notas baixa no boletim ou em algumas disciplinas.


Mas será que o meu filho é obrigado a participar da festa junina?

A festa junina traz características religiosas, praticas do catolicismo e do paganismo antigo e a criança não é obrigada a participar de nenhuma festa que vá contra sua regra de fé.

Isso é direto de todos, algo que a nossa constituição nos assegura sem qualquer tipo de obrigação. Pela constituição Brasileira a ausência do aluno nesta festa é direito que podemos usufruir.

Não existe ninguém no Brasil ninguém que possa forçar o seu filho(a) participar de nenhuma programação que vá contra a fé e prática.

No Inciso 5º da Constituição Federal reza o seguinte: “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais dos cultos e suas liturgias”.

Fica claro que é inviolável a liberdade religiosa, nenhuma escola pode forçar com bases educacionais ou pedagógicas a criança participar desta festa ou outra qualquer com princípios contrários a minha religião.
Hoje as igrejas em algumas denominações estão fazendo festas paralelas as festa juninas, sendo que o nome que eles dão a essas festas são outros como: Genuínas, Arraial da fé e outros. Será que estão imitando o que Arão fez no deserto quando Moisés tinha subido o monte para receber os Dez mandamentos? Conheça aqui este episódio.

Êxodo 32
1 Mas o povo, vendo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e lhe disse: Levanta-te, faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque, quanto a esse Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu.
2 E Arão lhes disse: Tirai os pendentes de ouro que estão nas orelhas de vossas mulheres, de vossos filhos e de vossas filhas, e trazeis-mos.
3 Então todo o povo, tirando os pendentes de ouro que estavam nas suas orelhas, os trouxe a Arão;
4 ele os recebeu de suas mãos, e com um buril deu forma ao ouro, e dele fez um bezerro de fundição. Então eles exclamaram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito.
5 E Arão, vendo isto, edificou um altar diante do bezerro e, fazendo uma proclamação, disse: Amanhã haverá festa ao Senhor.
6 No dia seguinte levantaram-se cedo, ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo sentou-se a comer e a beber; depois levantou-se para folgar.
7 Então disse o Senhor a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir da terra do Egito, se corrompeu;
8 depressa se desviou do caminho que eu lhe ordenei; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e adoraram-no, e lhe ofereceram sacrifícios, e disseram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito.
9 Disse mais o Senhor a Moisés: Tenho observado este povo, e eis que é povo de dura cerviz.
10 Agora, pois, deixa-me, para que a minha ira se acenda contra eles, e eu os consuma; e eu farei de ti uma grande nação.
11 Moisés, porém, suplicou ao Senhor seu Deus, e disse: Ó Senhor, por que se acende a tua ira contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão?
Arão pressionado pelo povo fez um bezerro de ouro, edificou um altar diante do bezerro de ouro e anunciou: Amanhã haverá uma festa dedicada ao Senhor? Êxodo 32.5; E Arão, vendo isto, edificou um altar diante do bezerro e, fazendo uma proclamação, disse: Amanhã haverá festa ao Senhor. Que atitude abominável foi essa de Arão? Será que ele acreditou que podia agradar a Deus, fazendo um bezerro de ouro, desde que fosse dedicada uma festa ao Senhor? Será que O nosso Deus já está aceitando para sua adoração fogo estranho? O que estão querendo fazer hoje alguns lideres de denominações, copiando uma festa inventada pelo Diabo, mudam o nome da festa e oferecem a Deus como uma genuína adoração ao Senhor? Ou isso tem sido um pretexto para agradar o mundo e encher as igrejas? Ou será que nós temos que fazer a obra de Deus para encher o céu? Eu creio que esta meditação vai fazer você refletir e se aprofundar neste assunto. Deus o abençoe ri! ca e poderosamente. /iGoospel

PR Silas G. Barbosa

Minha rede ning
Twitter 
Orkut

Nenhum comentário

Postar um comentário

Destaque
© all rights reserved
Copyright 2020 GospelTop.com.br