Responsive Ad Slot

Destaques

latest

Tempestade tropical Alex avança em direção ao Golfo do México

domingo, 27 de junho de 2010

/ by Admin
A tempestade tropical Alex avançava sobre a terra em direção ao Golfo do México nas primeiras horas deste domingo, irrompendo em fortes chuvas no município de Belice, ao norte da Guatemala, e na península mexicana de Yucatán.

Os meteorologistas prevêem que Alex, que passou pela costa de Belice no sábado, se enfraqueça a medida em que avance sobre a península de Yucatán. Contudo, a tempestade poderia recuperar força no domingo à tarde ao passar pelo Golfo do México, onde a água mais quente contribuiria para convertê-lo num furacão.

Segundo as projeções mais recentes, Alex voltará a se aproximar do Golfo do México, no território mexicano, ao sul e a oeste da região onde o vazamento do petróleo continua se espalhando em direção a costa dos Estados Unidos.

O Centro Nacional de Furacões informou que o epicentro de Alex estava a cerca de 120 quilômetros a oeste de Chetumal, no México, e os ventos chegavam a 65Km/h.

Centenas de turistas abandonaram as ilhas de Belice quando a tempestade Alex chegou com chuvas torrenciais e ventos de 95 km/h. Muitos se abasteceram de gasolina, água, comida enlatada e outros gêneros.
As autoridades de Belice abriram albergues para proteger a população da tempestade na ilha turística de San Pedro, enquanto cerca de 1.400 pessoas fugiam para o continente em aviões e botes.

Na costa mexicana do Caribe, outro importante corredor turístico da região, as autoridades alertaram os visitantes para que se mantivessem longe das correntes fortes. Ainda assim, não há informação de danos materiais nas praias de Cancún, Cozumel, Playa del Carmen e Tulum.

O secretário de Segurança Pública do Estado, Miguel Ramos Real, disse que 25 pescadores foram evacuados e 17 integrantes da Marinha foram levados à terra firme, a partir do Banco Chinchorro, uma ilha que fica em frente a costa mexicana. Lá foram abertos três albergues e os portos ficaram fechados para pequenas embarcações.

Quando Alex se converteu na primeira tempestade da temporada de furacões do Atlântico, as autoridades manifestaram imediatamente seu temor sobre o efeito que poderia ter nos milhões de litros de petróleo derramados no Golfo do México. Até agora, tudo indica que a tempestade não chegará à zona coberta de petróleo, mas deve alcançar a fronteira do estado de Tamaulipas e Veracruz, no México. Os meteorologistas advertem, entretanto, que a tormenta pode mudar de trajetória rapidamente./ Zero Hora

Nenhum comentário

Postar um comentário

Destaque
© all rights reserved
Copyright 2020 GospelTop.com.br