Responsive Ad Slot

Destaques

latest

Os segredos da língua dos gatos

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

/ by Admin
Ágeis, sedutores e solitários, os felinos são elegantes por natureza, até enquanto bebem. Um estudo publicado na Science Express, em que foram utilizadas imagens de alta velocidade para captar os movimentos da língua do gato, concluiu que os gatos utilizam duas forças físicas - a inércia e a gravidade - para, de forma delicada e com a ponta da língua, sugar os líquidos.
Ao contrário dos cães que utilizam a língua colocando-a em forma de colher invertida, os gatos curvam-na para trás de modo a que a superfície superior toque ligeiramente no líquido.

Quando levantam a língua com rapidez, a água entra-lhes para a boca em forma de coluna líquida e vai subindo através de inércia - uma força que faz com que um corpo ofereça resistência à alteração do seu estado de repouso ou de movimento.
De seguida o gato fecha a mandíbula para capturar a água antes que a acção da força da gravidade destrua a coluna de água.

De acordo com o diário espanhol El Mundo, as experiências levadas a cabo pelo investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, revelaram algumas supresas, nomeadamente que a língua do gato se move extremamente rápido, quase um metro por segundo, e que quanto maior é o gato, mais devagar ele bebe.

SOL

Nenhum comentário

Postar um comentário

Destaque
© all rights reserved
Copyright 2020 GospelTop.com.br