Responsive Ad Slot

Destaques

latest

Petróleo ultrapassa os 105 dólares por barril devido à turbulência na Líbia

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

/ by Admin
O barril de Brent superou hoje os 105 dólares em Londres, o valor mais alto desde outubro de 2008, face à instabilidade que se vive na Líbia.
Segundo a agência de informação financeira Bloomberg, depois de ter ulltrapassado os 105 dólares, o barril de Brent seguia em Londres nos 104,65 dólares.
A escalada da violência na Líbia, cujos protestos contra o regime de Kadhafi já terão provocado 233 vítimas, tem levado à subida desta matéria-prima nos mercados internacionais.
A Líbia exporta 1,5 milhões de barris de petróleo por dia, segundo a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), de que faz parte.
O país governado por Mohammar Kadhafi é o quarto maior produtor de petróleo de África, exportando a maioria do cride para os países europeus, nomeadamente Itália, Alemanha, Espanha e na França.
A BP divulgou hoje que vai suspender as suas operações na Líbia e expatriar os seus trabalhadores e respetivas famílias.
A petrolífera britânica tem no país cerca de 140 funcionários, a sua maioria em Tripoli, sendo que cerca de 40 são expatriados.
A BP suspende as operações quatro anos depois de ter regressado ao país após um hiato de 30 anos devido às ligações do regime de Kadhafi ao terrorimo global e às sanções impostas pelas Nações Unidas.
Em 2007, a BP chegou a acordo com o regime líbio, do coronel Mohammar Kadhafi, para explorar cinco poços no Golfo de Sirte, a uma profundidade de 1.700 metros.
De acordo com a organização não governamental (ONG) Human Rights Watch, pelo menos 233 pessoas foram mortas na Líbia desde 15 de fevereiro, quando começaram os protestos contra o regime líbio, inspirados nas "revoluções de jasmim" do Egito e da Tunísia, vizinhos da Líbia./ionline

Nenhum comentário

Postar um comentário

Destaque
© all rights reserved
Copyright 2020 GospelTop.com.br