Responsive Ad Slot

Destaques

latest

Horário de verão termina às 0h deste domingo (26)

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

/ by Admin
Depois de mais de quatro meses, o horário de verão está chegando ao fim. Neste sábado (25), antes de dormir, os baianos devem atrasar seus relógios em uma hora. Afinal, às 0h deste domingo (26), termina a medida que adiantou em uma hora os ponteiros desde o dia 16 de outubro.

Depois de oito anos, a Bahia decidiu aderir ao horário de verão, sendo o único estado do Nordeste a alinhar seu horário com o de Brasília. O intervalo começou em 2003, no governo de Paulo Souto, quando o mesmo realizou uma pesquisa, que mostrou que 57% da população baiana era contra a adesão. Antes deste ano, somente em 1988 e 1990 o estado ficou de fora. A primeira vez que a Bahia adotou o horário de verão foi em 1985, no governo de João Durval.

Em setembro, representantes do Fórum Empresarial lançaram a campanha “Eu quero + 1 hora no meu dia”. Os empresários manifestaram o desejo do ajuste dos ponteiros na Bahia e apresentaram uma pesquisa realizada com 800 pessoas de Salvador e Região Metropolitana, que revelou que 49% dos entrevistados acreditam que o horário de Verão pouco influenciaria na rotina. Além disso, 68% das pessoas associaram o maior tempo de claridade à possibilidade de lazer. Outros 57% avaliaram positivamente o alinhamento dos horários bancários e atividades de turismo com as outras regiões.

O horário de verão não foi bem visto por algumas categorias trabalhistas. No final do mês de setembro, o Sindicato dos Rodoviários entregou uma carta ao governador Jaques Wagner mostrando-se contrário a adoção do horário de verão no estado. A entidade argumentava que o ajuste nos ponteiros traria riscos à saúde e à segurança dos trabalhadores, assim como a possibilidade de aumentar os índices de violência.
No dia 03 de outubro, Jaques Wagner confirmou a adoção da Bahia ao horário de verão. Então, no dia 13 deste mesmo mês, a presidente Dilma Rousseff assinou o decreto que incluiu o estado baiano à medida, que já contemplava o Distrito Federal e os estados do Sudeste, Sul e Centro Oeste.

Devido ao Carnaval, o horário de verão 2011/2012 teve uma semana a mais de duração. Geralmente, a medida termina no terceiro domingo de fevereiro, porém neste ano a data coincidiria com o feriado de carnaval. Foi instituído, portanto, o término no dia 26.

informações de correio 24h

Nenhum comentário

Postar um comentário

Destaque
© all rights reserved
Copyright 2020 GospelTop.com.br