Responsive Ad Slot

Destaques

latest

Casal de lésbicas celebra primeiro casamento Gay em Portugual

terça-feira, 8 de junho de 2010

/ by Admin
Um casal de lésbicas celebrou nesta segunda-feira (7) o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo em Portugal, um dos países mais católicos da União Europeia.

Apesar da predominância católica entre a população, que tradicionalmente não apoia os relacionamentos homossexuais, o país tinha aprovado uma lei ainda no mês passado permitindo uniões deste tipo .

Teresa Pires e Helena Paixão foram as primeiras cidadãs portuguesas a usufruírem da nova legislação. Vivendo juntas desde 2003, as duas são mães e divorciadas.
O casamento durou cerca de 15 minutos, e foi realizado num cartório de Lisboa.

"Esta é uma grande vitória, um sonho que se torna realidade", disse Pires após beijar e abraçar Paixão, agora oficialmente sua mulher.

"Agora somos uma família, isto é a coisa mais importante", disse Pires, acrescentando que elas continuariam a lutar por direitos iguais para os homossexuais, incluindo o de adotar crianças.

Lei

A cerimônia chega menos de um mês depois de Portugal ter aprovado a lei que permite o casamento gay no país, tornando-se a sexta nação europeia a ter legislação que ampara a união dos homossexuais.

O governo socialista de centro-esquerda disse que a nova lei é parte de seus esforços para modernizar Potugal, onde a homossexualidade era considerada um crime até 1982. Três anos atrás o mesmo governo levantou a proibição ao aborto, apesar da forte oposição da Igreja Católica.

O casal Pires e Paixão havia feito campanha para mudar a lei sobre o casamento desde que um cartório havia rejeitado a união em 2006.
Na época, oficiais do cartório procurado haviam deixado claro que o país só permitia a união civil entre pessoas de sexos diferentes. As mulheres apelaram para a Corte Constitucional de Portugal com base na constituição portuguesa, que proíbe a discriminação a partir da orientação sexual de um cidadão.

Na época a corte rejeitou o apelo, mas os partidos de esquerda apoiaram a iniciativa do governo, feita após o caso, de alterar a lei para que o casamento entre pessoas do mesmo sexo também fosse contemplado./EM SERGIPE/O GLOBO/iGoospel

Nenhum comentário

Postar um comentário

Destaque
© all rights reserved
Copyright 2020 GospelTop.com.br